A Influência das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor: Uma Revisão da Literatura

A review of the literature

Autores

Palavras-chave:

Redes sociais, Influência, Comportamento do Consumidor

Resumo

Com a globalização e os avanços da tecnologia da informação, as redes sociais vêm desempenhando uma função importante no marketing, isso traduz em um novo comportamento de compra no qual a sociedade está se habituando. O objetivo deste artigo é realizar um levantamento na literatura de gestão, dos artigos que abordam as influências das redes sociais no comportamento do consumidor, buscando avaliar quais as motivações, benefícios esperados dessa relação e quais características das redes sociais podem ser identificadas neste contexto. A metodologia aplicada é qualitativa, sendo a revisão da literatura um método que permite organizar um corpo de estudos referentes a um determinado tema. Os resultados apresentam que as motivações dos consumidores são impulsionadas pelo conhecimento, variedade de produtos e compartilhamento de experiências de outros consumidores nas redes; as características das redes sociais são o forte engajamento e peso dos influencers nas principais redes sociais, resultando na valorização da marca, satisfação dos clientes e fidelização. Nas limitações/implicações da pesquisa, as abordagens metodológicas foram usadas para melhorar a veracidade dos achados. No entanto, pesquisas futuras devem considerar um período mais amplo de análise e foco nas organizações/marcas. Nas implicações práticas, as redes sociais são reconhecidas como um canal de marketing eficiente que influencia o comportamento do consumidor. Portanto, esses insights têm relevância teórica e prática.

Palavras-chave: Redes sociais; Influência; Comportamento do consumidor;

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Publicado

22-11-2023

Como Citar

Paiva, L. S. de, & Lima, A. P. F. (2023). A Influência das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor: Uma Revisão da Literatura: A review of the literature. Journal of Technology & Information, 4(1). Recuperado de http://jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/93

Edição

Seção

Administração & Estratégia

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