Perspectivas do consumo de produtos cosméticos verdes para a composição de portfólio empresarial

Autores

Palavras-chave:

comportamento de consumo, slow beauty, green beauty, clean beauty, cosméticos genderless

Resumo

Está em andamento um crescimento exponencial no mercado de cosméticos brasileiro, iniciado desde as últimas décadas, posicionando o Brasil na quarta colocação do ranking mundial de consumidores de produtos de higiene pessoal perfumaria e cosméticos, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor em meio às limitações impostas pela pandemia do novo Coronavirus - SARS-CoV-2, onde a indústria nacional obteve em 2021, alta expressiva nas exportações. É notório que o consumidor atual tem modificado seu comportamento e tendências de consumo e que novas configurações de valor para produtos de consumo são evidenciadas e reforçadas, mostrando que consumidores se aprazem com organizações que possuem viés ecológico, de modo que os produtos verdes são valorizados pelos consumidores e abalizados pela necessidade de identificação com seu posicionamento ético e preocupações socioambientais, influenciando suas decisões de compra. Assim, é vital às empresas o estabelecimento de uma dinâmica interna capaz de perceber tais movimentos e responder adequadamente aos anseios de consumo do mercado. Objetiva-se, com o presente estudo, orientar as operações de varejo para empresa do ramo de HPPC, com foco predominante às vendas diretas. A metodologia aplicada foi construída com base em pesquisa direta ao consumidor por via eletrônica e mapeamento sistemático dos dados apurados no ambiente de mercado, trabalhados com ênfase à tomada de decisões relacionadas à composição do portfólio de produtos e à expressão de valor para o mercado.

Biografia do Autor

Rafael Guem Murakami, Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Anhembi Morumbi (2018), especialização em Logística Empresarial pela Faculdade Anchieta (2007), especialização em Formação Docente para o Ensino Superior (2015), MBA em Finanças e Banking pelo Centro Universitário das Faculdade Metropolitanas Unidas (2019), especialização em Gestão de Projetos e Portfólios pela Universidade Anhembi Morumbi (2019), Especialização em Gestão e Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco (2022), Especialização em MBA em Gestão de Contabilidade e Finanças Empresariais pela Faculdade AJES (2022), Especialização em Tenologias e Educação a Distância pela Faculdade AJES (2022), Especialização em Tutoria em Educação à Distância pela Faculdade AJES (2022), Especialização em MBA em Digital Business pela USP/Esalq (2022) e mestrado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2020). Atualmente é professor da Faculdade Flamingo, tutor presencial da Universidade Cidade de São Paulo e professor orientador da USP/Esalq. Tem experiência em coordenação geral EaD, de curso superior e tutoria EaD, na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância,accg, inovação, custos em saúde, ensino superior, opme, requisitos de software, inclusão de deficientes pesquisa bibliométrica, desenvolvimento tecnológico e cloud computing.

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

Ezidoro, J., Guem Murakami, R., & Costa, B. A. (2023). Perspectivas do consumo de produtos cosméticos verdes para a composição de portfólio empresarial. Journal of Technology & Information, 3(2). Recuperado de http://jtni.com.br/index.php/JTnI/article/view/81