Perspectivas do consumo de produtos cosméticos verdes para a composição de portfólio empresarial
Palavras-chave:
comportamento de consumo, slow beauty, green beauty, clean beauty, cosméticos genderlessResumo
Está em andamento um crescimento exponencial no mercado de cosméticos brasileiro, iniciado desde as últimas décadas, posicionando o Brasil na quarta colocação do ranking mundial de consumidores de produtos de higiene pessoal perfumaria e cosméticos, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor em meio às limitações impostas pela pandemia do novo Coronavirus - SARS-CoV-2, onde a indústria nacional obteve em 2021, alta expressiva nas exportações. É notório que o consumidor atual tem modificado seu comportamento e tendências de consumo e que novas configurações de valor para produtos de consumo são evidenciadas e reforçadas, mostrando que consumidores se aprazem com organizações que possuem viés ecológico, de modo que os produtos verdes são valorizados pelos consumidores e abalizados pela necessidade de identificação com seu posicionamento ético e preocupações socioambientais, influenciando suas decisões de compra. Assim, é vital às empresas o estabelecimento de uma dinâmica interna capaz de perceber tais movimentos e responder adequadamente aos anseios de consumo do mercado. Objetiva-se, com o presente estudo, orientar as operações de varejo para empresa do ramo de HPPC, com foco predominante às vendas diretas. A metodologia aplicada foi construída com base em pesquisa direta ao consumidor por via eletrônica e mapeamento sistemático dos dados apurados no ambiente de mercado, trabalhados com ênfase à tomada de decisões relacionadas à composição do portfólio de produtos e à expressão de valor para o mercado.
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