A Percepção Dos Stakeholders Sob o Olhar da Abordagem Canvas: Um Estudo de Caso de Uma Empresa Cosmética
Palavras-chave:
Canvas, BMC, Stakeholders, Gestão da Produção, CosméticosResumo
A necessidade de constante evolução na indústria cosmética força as empresas a adotarem estratégias que sejam rápidas e práticas para satisfazerem seus consumidores. Dentre as principais táticas para alcançar sucesso nos serviços ou produtos oferecidos, encontram-se as ferramentas e tecnologias de gestão, como o Business Model Canvas, que organiza os conceitos para as empresas acelerarem o processo de criação e desenvolvimento de novos projetos. Os objetivos da pesquisa são de identificar as percepções por meio da abordagem Canvas e apresentar os itens percebidos e suas nuances. Utilizando de entrevistas com colaboradores da empresa, revendedores e consumidores os dados são analisados sob a ótica da abordagem Canvas. A relevância do trabalho é apresentar o uso desta abordagem em um projeto e a percepção sobre a relação de consumidores e a empresa de um determinado produto.
Referências
ABIHPEC. (2021). Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: Panorama do Setor 2021. ABIHPEC. https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2021/09/Panorama_do_ Setor_Atualizado_Agosto1408.pdf
ANVISA. (2005). Resolução—RDC no 211. https://portal.anvisa.gov.br/
Corrêa, M. A. (2012). Cosmetologia—Ciência e Técnica. Livraria e Editora MedFarma.
Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, 14(4), 532–550.
Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social (7o ed). Atlas.
Glória Júnior, I., & Gonçalves, R. F. (2016). As barreiras e motivações para o uso da abordagem canvas. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1–17.
Osterwalder, A., Bernarda, G., & Pigneur, Y. (2009). Business Model Generation. Editora Alta Books. http://businessmodelgeneration.com/canvas/bmc
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value Proposition Design. https://strategyzer.com/value-proposition-design
PMI. (2017). Project Management Body of Knowledge Guide. Four Campus Boulevard.
Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2015). Administração da produção (Vol. 4). Atlas.
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman.